«Voltar

Venda Quinta T0

Detalhes do imóvel

Descrição

A “Quinta do Paitor” situada em Canas de Senhorim, fica localizada à entrada da localidade, ladeada por óptimas vias de acesso, desde a estrada nacional a estradas e caminhos municipais que rasgam e comunicam de uma forma perfeitamente transitáveis, alguns destes em terra batida, tendo a formação da Quinta resultado da aglomeração de 82 artigos rústicos, que originaram igual número de Cadernetas Prediais. Estas pequenas propriedades foram sendo adquiridas ao longo de muitos anos, dando hoje lugar a uma grande propriedade, provavelmente, a maior de toda a freguesia, e até do concelho de Nelas, cuja área total se aproxima dos 90 hectares. De referir o facto da propriedade colidir num dos seus lados com a estrada nacional, a sua grande proximidade da auto-estrada A25 e de Nelas. A propriedade encontra-se totalmente murada e vedada, existindo dentro dela algumas parcelas parqueadas para melhor controlo das pastagens para o gado. Os solos foram analisados pela Quimigal, tendo-se verificado terem forte aptidão para diversas culturas de regadio, olival, vinha e pomar.
A distribuição dos 61,14 hectares, ficou assim constituída:
• Pastagem : 28,94 hectares
• Floresta : 21,32 “
• Vinha : 10,88 “
Características particulares da Propriedade :
• Terreno basicamente plano e de muito boa qualidade;
• Tem electricidade e água da rede pública;
• Capacidade para manter em regime de permanência 400 ovelhas;
• A Quinta chegou a produzir em termos de rendimento anual um valor muito aproximado de 250.000,00 € com a venda de uvas e produção de carnes e leite.



HABITAÇÃO

Casas de Habitação PRINCIPAL (Sede)
• A Casa Principal da propriedade, também considerada a Sede, com uma área de implantação que ronda os 300 m2,localizada no interior da Quinta, em lugar bastante soalheiro e com bastante privacidade, é constituída por um só piso e sótão amplo. Excelentes divisões, 3 suites, casas de banho, 1 sala de jantar, 1 sala de estar com lareira, despensa, cozinha, escritório e 1 telheiro para viaturas. Equipada com ar condicionado em algumas divisões. Os pisos são em tijoleira cerâmica, as portas, portadas e janelas em madeira maciça. Excelentes acabamentos.

Casas de Caseiros e Pessoal de Apoio
• Encontram-se distribuídas em núcleos dispersos pela propriedade, as 8 casas destinadas a caseiros e pessoal de apoio. As habitações em referência dispõem de condições de boa habitabilidade, poderemos considerá-las pequenas moradias individuais.



PECUÁRIA

Criação de Gados
• A Quinta do Paitor tem óptimas características para a criação de gados, para além das instalações existentes, a qualidade dos seus terrenos planos, com- pletamente irrigados, que permitem manter forragens durante o ano inteiro, para além de se encontrar devidamente murada e cercada. Está especialmente vocacionada para a criação de gado ovino, aliás o tipo gado tradicional desta região da Beira Alta.
Produção de Leite
• Com animais de raça adequada, com pastagens e instalações de qualidade, é possível estar-se a produzir um bom leite, que pelas suas características nos dá como resultado final um excelente Queijo da Serra, originário desta região do País que possui o micro clima para o efeito.
Instalações Pecuárias
• Quanto às instalações pecuárias, que compreendem uma magnifica Sala de Ordenha “Surg” com capacidade mínima para 100 ovelhas / ordenha, modernamente equipada e pronta a funcionar, poderemos ainda referenciar os enormes estábulos de apoio devidamente organizados com comedouros e processo de escoamentos, para os animais. Totalmente construídos em alvenaria, com coberturas em fibrocimento e portões e portas em ferro.


AGRICULTURA

Instalações Agrícolas
• Arrecadações de apoio à exploração agrícola, que servem para armazenar, desde fenos, palhas, rações e maquinaria e utensílios agrícolas. Tratam-se de pavilhões com áreas aproximadas dos 100 x 8 m, totalmente construídos em alvenaria e com as coberturas em fibrocimento.
Produção de Uvas e Vinho
• As áreas ocupadas com vinha e que resultam de uma ocupação de solo, aproximada dos 10,88 hectares, dispostas de uma forma perfeitamente mecanizada, rentabiliza anualmente em uvas, um resultado bruto financeiro de 25.000 €, junto da Cooperativa local. O sistema de rega gota a gota que abrange todas áreas plantadas, é alimentada pelo fornecimento de água da irrigação vinda dos Açudes, distribuídos de uma forma geral por toda a propriedade.



RECURSOS FLORESTAIS

Mata e olival
• Com mais de 21 hectares de floresta, onde o Pinheiro Bravo é quem fortemente predomina, poderemos considerar no seu todo, árvores de grande porte, que após um eventual corte podem render de uma forma unitária, um valor superior a 30 euros / pinheiro.
• Já no que se refere ao olival, poderemos considerar pequenas manchas de olival tradicional.



RECURSOS HÍDRICOS

Reservas de Água
• Ao longo dos anos, foram executadas na propriedade, obras de autêntica engenharia, sobretudo no rasgar e romper condutas, autênticos diques cavados na rocha de tamanho gigantesco, que hoje permitem conduzir as águas para Açudes com capacidades calculadas em milhares de metros cúbicos de capacidade. Portanto a propriedade tem um manancial de água que sustenta de sobremaneira todas as culturas de regadio que nela se pretendam incrementar. Os Açudes equipados com maquinaria potente, que serve para elevar as águas para os vários pontos de rega da propriedade. Esta é já considerada, para além da óptima natureza dos seus solos, a mais importante mais valia de toda a Quinta do Paitor.



URBANIZAÇÃO

Zona a Urbanizar
• Terreno plano, com fortes possibilidades de vir a ser urbanizado, face ao futuro plano do PDM para a Vila, podendo constituir-se em lotes com aptidão para a construção de Moradias. Prevê-se que a área disponível seja de 150.000 m2, com base num índice de construção, de 0,04 o que, em termos de área de construção possa vir atingir aproximadamente os 6.000 m2.
• A área a construir, encontra-se junto das linhas de água de abastecimento público, electricidade, redes de telefone, com acessos e frente à estrada nacional, junto de outras superfícies já urbanizadas.

Características singulares do Imóvel e Região
• Características Singulares do Imóvel e da Região
• A Quinta do Paitor, encontra-se livre quaisquer ónus, responsabilidades e en- cargos;
• A propriedade colide com a estrada nacional, com áreas já urbanizadas, e outras vias de acesso de carácter público;
• Totalmente murada, com blocos maciços de pedra granítica;
• Possibilidades bastante fortes para Loteamentos e Urbanização de algumas parcelas do Terreno, calculada em cerca de 30.000 m2;
• A escassos metros da Auto estrada A25 (óptimas acessibilidades);
• Elevada proximidade da Vila de Canas de Senhorim e de Nelas;
• Região forte em termos de emigração;
• Proximidade relativa de Viseu, Coimbra e Porto.

Imprimir Imprimir

Marcar visita à propriedade
Mais informação

Autorizo que os dados inseridos neste formulário apenas sejam utilizados para o fim a que o mesmo se destina.

Loading image

Agência

Logo do agente PortugalRur - Mediação Imobiliaria, Lda - AMI 4443